Encontrar o material certo para acabamento é um dos principais desafios de um projeto de arquitetura. Além do gosto do cliente, as outras variáveis que influenciam nesta escolha, como localização geográfica e propriedades e apresentação estética do material, podem tornar a escolha muito difícil, como a maioria dos profissionais sabe.
Nesse contexto, o mármore travertino surge como uma excelente opção: é uma peça neutra – em grande parte, bege clara ou escuro com veios longilíneas – e ao mesmo tempo é elegante, atemporal e versátil. Convidamos você a acompanhar este artigo no qual mostraremos falaremos especificamente sobre as vantagens e sobre alguns locais onde esse material pode ser utilizado.
A versatilidade do mármore travertino
A polivalência do mármore travertino é com certeza uma de suas principais vantagens. Ao projetar um ambiente, o arquiteto ou designer de interiores pode utilizá-lo no piso, na parede, em banheiros, na cozinha, tanto casas quanto escritórios. Abaixo mostraremos alguns locais para aplicação do mármore. Confira:
Na parede: ambientes que necessitam de um tom clássico e ao mesmo tempo airoso, como salas de jantar ou mesmo salas de estar, os conseguem com a aplicação do mármore. Com a iluminação certa, pode ter as texturas destacadas tornando a parede uma atração à parte.
No piso: embora não seja aconselhado utilizá-lo no piso em ambientes com intenso trânsito de pessoas – por isso, não é recomendado para grandes empresas -, o mármore travertino polido utilizado como piso de casa, tanto de sala quanto para cozinha, por exemplo, vai tornar o ambiente mais claro e chique.
Como mesa/bancada: suportes para lavabos, cubas e televisores são apenas algumas das opções em que o material vai ficar com excelente apresentação. No escritório, se utilizado como mesa principal, causará uma excelente impressão em visitantes e clientes.
Na parte externa: o lado de fora da casa também reserva locais que o mármore travertino cairá muito bem. Como exemplo podemos citar decks de piscinas ou como parte do acabamento de telhados.
Para além do requinte
Utilizado desde os primórdios em construções, como o Coliseu de Roma e a Basílica de São Pedro, o mármore travertino potencializa a nobreza e elegância de um ambiente. Contudo, as vantagens de ser utilizado não se limitam à estética. É possível manter a aparência de novo do material e limpá-lo sem mistério.
O processo de limpeza é muito simples e consiste na retirada de poeira preferencialmente com um aspirador, depois seguir passar um pano úmido e, por fim, um pano seco. Se optar por usar um produto de limpeza é preciso escolher um específico para o material. Vale lembrar que materiais abrasivos podem manchar a pedra.
Outro aspecto positivo do mármore travertino gira em torno das facilidades de combiná-lo com outros materiais. O principal deles é a madeira, que dialoga muito bem com o mármore criando ambientes que expiram equilíbrio e modernidade. O vidro, por sua vez, quando combinado como mármore revela-se com o uma excelente alternativa para escritórios que procuram passar um tom de sobriedade.
E você, está convencido de que o mármore travertino é uma opção versátil e excelente para projetos que procuram luxo?